Blog Post Início da coleta seletiva no centro não contenta comerciantes e recicladores

Início da coleta seletiva no centro não contenta comerciantes e recicladores
maio

28

2014

Início da coleta seletiva no centro não contenta comerciantes e recicladores

O projeto da Coleta Seletiva, que já está em funcionamento em todos os bairros, agora chegou ao centro da cidade, nesta manhã de segunda-feira (26). O recolhimento dos materiais recicláveis teve início às 6 horas, porém, o horário não agradou nem os catadores que fazem parte das duas associações, por ser muito cedo e não ter grande quantidade de material, muito menos os comerciantes, por conta do trânsito, que fica comprometido. Uma reunião deve ser realizada esta semana para definir novos horários e dias de recolhimento.

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosangela Favero, o planejamento inicial era de que o caminhão passaria pelo centro somente nas segundas-feiras, das 6h às 9h, mas a ação deve ser alterada por conta de alguns problemas.

– O que me passaram é que começando cedo poderia atrapalhar o comércio neste horário, por isso, eles gostariam que a coleta fosse feita ao meio dia e no final do dia. Eles também acham que somente um dia da semana não seja o suficiente devido ao grande volume de materiais recicláveis – comenta Rosangela.

Os dois representantes das associações, Vida Nova e Arxan, que realizam a coleta também procuraram Rosangela para que o trabalho seja estendido para mais que um dia da semana.

– Eles estão dispostos a dividir a gasolina e com um caminhão deles passar em mais um dia da semana em razão do volume de materiais que tem nessa região central. Mas para que tudo isso fique em sincronia e dê efetivamente certo, vamos marcar uma reunião com representante da CDL para definirmos dias e horários para fazer a coleta – explica a coordenadora do projeto.

A diretora da CDL acredita que o horário e dia de coleta devem ser alterados, o que será apresentado somente na reunião, desta semana.

– A gente encontrou muito lixo orgânico e, por isso, fazer a coleta nesse horário das 6 horas não vai dar certo, porque as lojas ainda nem abriram e o que a gente mais precisa são dos materiais dos lojistas, que tem muita caixa de papelão. E a gente ainda gostaria que a coleta no centro fosse segunda, quarta e sexta-feira, no horário das 11h ao meio dia – analisa.

– Em prédios residenciais e comerciais já tem a separação do lixo, alguns ainda não identificados, por isso, pedimos a colaboração dos síndicos ou responsáveis que identifiquem os lixos para facilitar assim a coleta seletiva – frisa.

Nos bairros, a coleta seletiva iniciou em outubro do ano passado e gradativamente todos os bairros foram contemplados, restando apenas a área central da cidade.

Fonte: Tudo sobre Xanxerê