Aterro Sanitário

     Construído dentro dos mais novos critérios técnicos de engenharia exigidos pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente), o Aterro Sanitário de Xanxerê foi executado utilizando equipamentos de alta tecnologia, permitindo um confinamento seguro dos resíduos em termos de controle de proteção ambiental e proteção à saúde pública.

      O Aterro Sanitário possui capacidade de atender todos os municípios onde a empresa realiza a coleta dos resíduos sólidos domiciliares. A implantação do Aterro compreendeu, dentre outras, as atividades de escolha da área, elaboração do projeto, licenciamentos ambientais, limpeza do terreno, cercado, cortina vegetal, obras de terraplenagem e escavações, acessos, impermeabilização do solo utilizando material geossintético, sistema de drenagem, poços piezométricos, obras de construção civil e cento de triagem. A operação do Aterro compreende além da disposição dos resíduos, monitoramento das águas e do sistema de tratamento de líquidos percolados, drenagem, manutenção dos acessos e das instalações de apoio.
aterro.jpg

ESCOLHA DA ÁREA

Localizado na Linha Baliza, distante 8Km do município de Xanxerê, possui área total de 14,52 hectares.

TERRAPLENAGEM E ESCAVAÇÃO

A obra será desenvolvida em 5 etapas, ao longo dos 20 anos de  vida útil do aterro.

construo.jpg

IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO

Compactação de camada de argila, aplicação de geomembrana de PEAD e cobertura com camada de argila para proteção mecânica.

  sistema_de_drenagem.jpg

SISTEMA DE DRENAGEM

Composto por camada drenante e drenagem dos líquidos percolados por tubulação perfurada de PEAD sob manta de geotêxtil, drenagem pluvial e drenagem dos gases.

DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS

Atividade de espalhamento, compactação e cobertura dos resíduos.

TRATAMENTO DOS LÍQUIDOS PERCOLADOS

 fase.jpg

Sistema de tratamento por processo biológico composto de 4 lagoas de tratamento em série.

lagoas.jpg

MONITORAMENTO AMBIENTAL

        Monitoramento do sistema de tratamento dos líquidos percolados e monitoramento das águas superficiais e subterrâneas, através dos poços piezométricos instalados estrategicamente para completa cobertura da área.

monitoramento.jpg